Como ressignificar espaços públicos degradados? Cores vibrantes, um traçado geométrico e a ajuda comunitária. Ao menos esta poderia ser a resposta do artista carioca Antonio Ton. Inspirado pelas trocas que encontra na rua e a partir de um diálogo com as comunidades locais, suas obras vão além de revitalizar quadras esportivas e pistas de skate. Ton nos demonstra como a arte favorece a construção de um lugar de encontro e lazer. Conversamos com ele para entender como acontece todo o seu processo artístico e quais resultados suas pinturas oferecem.
(ArchDaily / Victor Delaqua): Qual a importância do espaço público nas comunidades em que você trabalha e como a transformação desses espaços as afetam?
(Antonio Ton): A transformação dos espaços públicos nas comunidades através da arte é muito importante. As cores mudam a frequência do lugar, despertam interesse, aumentam a auto-estima e geram uma troca especial entre os moradores e a arte. Eles passam a cuidar mais dos espaços ocupados, eles se sentem parte.
Sua obra chama atenção principalmente pelas formas geométricas e cores escolhidas, de onde surgem suas inspirações e como você as coloca em prática ?
Minha inspiração vem da natureza e da cidade, tenho bastante referência do Design, também. Cada trabalho é um processo específico, cada espaço pede uma cor e uma forma diferente. A geometria entra compondo a arquitetura do local.
Seu trabalho acontece de forma coletiva com as comunidades, como ocorre todo o processo?
O cenário ideal são cinco pintores profissionais, assim fico mais na coordenação geral da pintura e nos acabamentos finais. Normalmente levam três dias de pintura e um dia para aplicação de resina. Mas, já pintei quadra em cinco horas com 40 voluntários, existem vários tipos de cenários. Uma das quadras que mais fiquei pintando foi a do Santo Amaro, uma semana de trabalho, mais de 12 horas por dia, com diversas pessoas ajudando no processo.
As medidas da quadras de basquete ou poliesportivas variam de 29x15 cm até 19x30 m por exemplo. A medida da pista de skate de Madureira por exemplo é de 21 x 12 m, 27x9m é o tamanho da pista de Realengo.
Qual o papel da prática esportiva no espaço urbano?
A prática esportiva ocupa os espaços urbanos, a pintura potencializa o esporte. O esporte e a arte se integram, eles geram coletividade, troca e desenvolvimento. Além de saúde e bem-estar, além do papel socio-educativo.
___________
Antonio Ton é representante do coletivo de arte urbana Sónacorreria, Antonio Ton vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formado em comunicação visual pela PUC-Rio, o artista plástico investiga diferentes técnicas, linguagens e suportes a partir de suas experiências entre cidade, natureza e espiritualidade. Telas, muros, quadras esportivas dentre outras superfícies abrigam geometrias, simetrias e resultantes formais que buscam alinhar ética e técnica.